domingo, 3 de março de 2019

Como Águias



É comum pessoas pegarem textos bíblicos fora de contexto e colocarem como pretexto para justificar suas atitudes. Algo que tenho visto muito nos últimos dias e tem chamado a minha atenção é..."  A Águia não voa em bandos, voa sozinha e atinge alturas que poucos conseguem" e alguns ainda complementam: " quanto mais alto você voar, mais solitário será."
A Bíblia realmente nos compara com Águias em Isaías 40: 31: "Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem." e de fato, podemos aprender valiosas lições com a Águia, porém não devemos justificar nosso isolamento como algo bom, ou como um sinal que estamos  "voando mais alto que os outros ao nosso redor". Em Gênesis 2:18 Deus diz que Não é bom que o homem esteja só, e isso não se aplica somente ao relacionamento de casal; nós fomos feitos para nos relacionarmos uns com os outros Jesus que é nosso maior exemplo não andou sozinho e veja o que ele disse aos seus discípulos:  
"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês". João 15:15
Portanto, nós andamos sim em bandos!
Mostrarei algumas lições que a águia pode nos ensinar.
Primeiramente ela nos ensina a trocar as penas. Chega um certo tempo de sua vida em que as penas da águia envelhecem e já não voam tão bem e nem são mais tão bonitas. Então ela sobe até um alto monte e arranca todas as penas velhas até que as novas nasçam novamente e ela consiga voar melhor e ficar mais bela. Isso fala da capacidade de se autoavaliar e se reciclar constantemente. Quando conhecemos Jesus somos "convidados a nos livrarmos das penas da nossa natureza pecaminosa, mudar nossa maneira de pensar, agir e falar. "Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos" Ef. 4:22 
Se antes eu mentia, agora digo a verdade; se bebia, fumava, me drogava, agora me embriago com amor do Senhor e com o Espirito Santo de Deus; se não levava desaforo pra casa, agora eu levo, perdoo e ainda oro por aqueles que me fazem mal. Mas mesmo depois de tempos caminhando com Jesus, nunca podemos nos esquecer que muitas vezes nós ficamos cheios de "penas velhas" que precisam ser arrancadas de nossa vida para darem lugar a uma nova beleza, para melhorar nossa performance, para sermos melhores pessoas, melhores Cristãos. Pois conforme Paulo diz em 2 Cor 3:18 "somos transformados de glória em glória na mesma imagem [de Cristo], e que só deixará de ser preciso trocar as penas quando Jesus voltar. A águia também dobra o joelho em meio a fortes ventos, quando ela sente que o vento está muito forte dobra os joelhos e não tenta lutar contra o vento, apenas deixa o vento a levar e com a ajuda do vento consegue voar melhor.  A maior demonstração de humildade de um indivíduo é quando ele se ajoelha diante de Cristo. Nos ajoelharmos e buscarmos a face do Senhor em meio as lutas, dificuldades e provações e deixar que Ele tome o controle da situação e nos leve aonde Ele deseja. O que Paulo disse aos seus irmão de Corinto é válido pra nós:
"Mas lembrem-se que as tentações que vêm às vossas vidas não são diferentes daquelas que outros experimentam. E Deus é fiel. Ele não deixará que a tentação seja tão forte que vocês não a possam enfrentar. Quando forem tentados, ele vai mostrar uma saída para que a possam suportar".1 Coríntios 10:13, Deus não dá um fardo maior do que você possa carregar e outra coisa:
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8:28
isso significa que, seja qual for a situação que você esteja passando, se ajoelhe, pare e ouça Deus, há algo para você aprender, há algo para te fortalecer, há uma vitória para lhe ser entregue. Mas primeiro você precisa dobrar os joelhos e deixar o vento te levar! E por último a águia tem uma visão integral.  Ela tem a capacidade de enxergar em todas as direções, por todos os ângulos em todas as perspectivas. O Cristão precisa ter discernimento dos acontecimentos ao seu redor e também visão espiritual. "Onde não há visão, o povo perece” Pv 29:18
Não podemos ver as coisas somente com nossos olhos físicos, pois o mundo espiritual é tão real quanto o natural. como neste exemplo de 2 Reis 6:17 E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o ­Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu." O Senhor quer nos levar a um nível de maturidade  e confiança Nele que ao enxergarmos como Ele enxerga isso nos renovará as forças e nós caminharemos sem nos cansar, pois teremos o discernimento, a compreensão de onde estamos indo.
Portanto se for para nos compararmos com a águia que seja por estas características e não para justificar um isolamento, pois como diz acima Deus nos fez para andarmos uns com os outros. 
"É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!"  Eclesiastes 4:9-10.
O propósito eterno do Senhor é ter uma família com muitos filhos e filhas semelhantes a Jesus, e nós muitas vezes por termos sido feridos e machucados por pessoas que confiávamos e admirávamos passamos a nos isolar esquecendo-nos que "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". Provérbios 27:17 Não recordamos que muitas vezes fomos nós quem feriu e magoou o outro.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”   Rm 8.29 Desprezamos o propósito de Deus quando brigamos ou nos dividimos. Também todas as vezes que cultivamos mágoas, reservas e desprezo pelos nossos irmãos. 
Deus quer que sua família seja extensa e se ramifique por toda a terra. Com muitos filhos santos, amáveis, servos, verdadeiros, generosos, assim a glória do Senhor será expandida por toda terra .
Portanto, vamos sim voar altos voos, mas ajudemos àqueles que Deus colocou em nosso caminho a alçar altos voos também!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário